top of page

10 SUPERFOODS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER E ADICIONAR À SUA DIETA

  • Foto do escritor: Gabriela Lessi
    Gabriela Lessi
  • 29 de out. de 2018
  • 5 min de leitura


ree
Foto: Marcia Medeiros (@projeto_dia_de_diva)

Você já deve ter escutado falar no termo Superfoods, também conhecido como Superalimentos. Eles estão ganhando cada vez mais visibilidade pela sua enorme significância quando falamos em saúde e nutrição holística. Geralmente plantas ou frutas, os superfoods não apenas contêm uma quantidade absurda de vitaminas e minerais, como também promovem uma vida mais saudável, previnem contra doenças crônicas e são os melhores alimentos para anti-envelhecimento (por serem ricos em antioxidante).


Quando combinados com exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada, adicionar superalimentos à sua dieta pode te beneficiar em infinitos aspectos. Não é a toa que eles recebem o prefixo SUPER.

Fiz uma lista com 10 superfoods muito poderosos. Alguns você já devem conhecer, outros apenas pelo nome... Mas considere adicioná-los à sua dieta e veja resultados incríveis!


1. MATCHÁ

ree

Matchá são as folhas do chá verde secas e trituradas, resultando em um pózinho verde altamente concentrado (1 colher de sobremesa equivale a 10 copos de chá verde). Utilizado milenarmente por monges para longas meditações, o matchá, além de promover foco, clareza, redução de estresse e ansiedade, também traz inúmeros benefícios para o nosso corpo. Ele possui 150x mais antioxidantes do que o chá verde, é altamente diurético, auxilia no controle da diabetes, previne câncer e acelera o metabolismo, ajudando na perda de peso. Apesar de possuir um alto índice de cafeína, o matchá é considerado muito mais saudável do que o café. Isso porque o chá contém um aminoácido super raro chamado L-teanina, que faz com que a cafeína seja absorvida de forma lenta (6h), proporcionando um aumento de energia sustentado, ao invés de picos como o café. (Consulte o seu nutricionista antes de consumi-lo. Há contra-indicações para pessoas hipertensas ou com sensibilidade a cafeína).


Como usar: adicione uma colher de sobremesa de matchá no seu suco verde de manhã. Ou faça um matchá latte misturando com algum leite vegetal quentinho (o de castanha de caju é o meu preferido!) e, caso necessário, adoce com xylitol, agave ou açúcar de coco. Os monges tomam o matchá misturado apenas com água quente. Eu aconselho a consumir o superfood até as 14h, uma vez que a cafeína é absorvida lentamente. Após esse horário, ele poderá afetar a sua noite de sono.


2. CÚRCUMA

ree

Com aparência semelhante ao gengibre, a cúrcuma é um dos superalimentos mais poderosos quando se trata de anti-inflamatórios. A curcumina, substância encontrada nessa raiz superpotente, é o ingrediente ativo principal da cúrcuma que auxilia no combate à inflamações. Ela é tão potente que pode ser comparada à eficácia de algumas drogas farmacêuticas. O superalimento também conta com propriedades antioxidantes.


Como usar: você pode usar a cúrcuma in natura no seu suco ou em pó na preparação de refeições (em sopas, no arroz, no tofu, nos molhos de salada ou até em vegetais. Eu jogo cúrcuma por cima da couve-flor ou vagem, por exemplo, adiciono mais algumas especiarias e coloco no forno em alta temperatura... Fica maravilhoso!). É importante ressaltar que a curcumina precisa da piperina pra ser absorvida no nosso corpo, então sempre adicione algumas pitadinhas de pimenta preta/pimenta do reino nas receitas. Golden Milk - leite vegetal, 1 1/2 colher de café de cúrcuma em pó, uma pitada de pimenta do reino, canela e agave. Tome quentinho! É ótimo para inflamações (garganta, dor de dente, dor de cabeça, ouvido etc.).


3. SPIRULINA

ree

Considerada por muitos estudiosos como um dos alimentos mais completos da natureza, a spirulina é uma microalga poderosíssima, rica em minerais (300% mais cálcio que o leite, 2.300% mais ferro que o espinafre, 900% mais betacaroteno do que cenouras), proteínas (60% de sua composição) e com um poder de desintoxicar fora do comum. Esse pózinho verde escuro é capaz de retirar metais pesados do nosso organismo, ajudando a descalcificar nossa glândula pineal - terceiro olho, como falamos aqui.


Como usar: pode ser consumido em cápsulas todos os dias de manhã. Outra opção é misturar 1/2 colher de chá com seu suco verde ou com 1 limão espremido e água morna em jejum. Eu também já utilizei na preparação de molho (bati spirulina com tofu, salsinha, sal, limão, azeite e alho).


4. CHLORELLA

ree

A chlorella, uma microalga unicelular de água doce, é considerada pelos pesquisadores um alimento completo, já que fornece proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais e fitonutrientes como os pigmentos carotenoides e a clorofila. A alga apresenta, inclusive, um teor de clorofila maior do que qualquer outro vegetal, fornecendo 2.890 mg do fitonutriente por porção de 100g do produto em pó.


Como usar: mesma forma que a spirulina. Pode ser tomada em cápsula todos os dias ou adicionado ao suco verde, ou no shot de limão com água morna em jejum.


5. MACA PERUANA

ree

Rica em proteínas, cálcio, ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, a maca peruana é um antioxidante super poderoso. Como o próprio nome já diz, a maca é um tubérculo vindo do Peru, muito conhecido por promover longevidade, energia, melhorias no humor e na memória. Também é bastante famosa por realizar seus milagres quando se trata de alimentos afrodisíacos. A maca peruana é um ótimo aliado à saúde sexual, aumentando a libido, a fertilização da mulher e, de quebra, ainda ajuda a balancear os hormônios.


Como usar: adicionar 1/2 colher de sobremesa de maca peruana em smoothies, mingau de aveia, pudim de chia, vitaminas com leite vegetal ou só com água e tomar como shot.


6. CHIA

ree

Com uma concentração extraordinária de nutrientes, a semente de chia é uma das melhores fontes de ômega 3, fósforo, cálcio, fibras, manganês e proteínas. Ótimo aliado para aqueles que seguem uma alimentação a base de plantas!


Como usar: a forma mais eficaz de utilizar este superfood é hidratada. Coloque em um pote de vidro 1/3 de chia e adicione água até o topo. Mexa bem por 30 segundos e deixe na geladeira do dia para a noite. A chia forma um gel hidratante que mantém o intestino lubrificado, limpo e feliz. Adicione 2 colheres de sopa da chia hidratada em smoothies e vitaminas. Ou faça pudim de chia: hidrate a chia com algum leite vegetal de sua preferência e deixe na geladeira por mínimo de 6 horas. Seja criativo nos toppings: banana picada ou amassada, morangos, semente de abóbora, manga batida com banana, blueberry, nibs de cacau, compota de frutas vermelhas (caseira!) etc.


7. CACAU 100% CRU EM PÓ / NIBS DE CACAU

ree

O cacau, um dos superalimentos mais comuns entre as pessoas do mundo todo, carrega consigo zilhões de benefícios que, muitas vezes, são escondidos por trás de quantidades absurdas de açúcar e químicos, como nos chocolates de supermercados comuns. Quando consumido de forma crua e pura, o cacau em pó agrega muitos minerais, proteínas e fibras alimentares à nossa dieta. Entre seus benefícios, podemos mencionar os altos índices de antioxidantes, que estimula e protege o sistema nervoso e o cérebro. Alimento afrodisíaco.


Como usar: tanto o cacau em pó quando o nibs de cacau podem ser usados em smoothies, pudim de chia, mingau de aveia ou toppings para bowls.


8. CAMU CAMU

ree

Quando se trata de alimentos que fortalecem o sistema imunológico, o camu camu rouba toda a cena. Natural da floresta amazônica, o camu camu é considerado o segundo alimento com maior teor de vitamina C, 30x mais do que a laranja e 6x mais do que a acerola.


Como usar: quando consumido o pó, bater com sucos mais cítricos por conta do gosto mais azedinho. Eu adoro misturar 1 colher rasa de sobremesa de camu camu com suco de abacaxi, curcuma, cenoura, gengibre e 1/2 laranja. Caso você tenha acesso à frutinha (o que é bem mais difícil), coma 12 por dia e você estará munido de vitamina C.


10. BAOBÁ

ree

O baobá é de origem africana. Além de ter um teor altíssimo de nutrientes, a fruta nasce do embondeiro, também conhecida como árvore da vida (que chega a viver milhares de anos!!). Tem propriedades antioxidantes, 6x mais vitamina C do que a laranja, auxilia na redução do colesterol e ajudam em problemas cardiovasculares. Outro ponto bastante importante é a manutenção da saúde intestinal e o controle da digestão, uma vez que o baobá é uma ótima fonte de prebióticos (alimento para as bactérias probióticas).


Como usar: bater com smoothies ou sucos.


Bom apetite!


Com amor e gratidão.


XX


Gabi Lessi





Comentários


bottom of page