BODY SCAN: APRENDA A SE RECONECTAR COM O SEU CORPO
- Gabriela Lessi

- 10 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2018

Diabetes, colesterol alto, infarto, obesidade, câncer. Muito provavelmente você conhece um número razoável de pessoas que sofra de, pelo menos, um desses problemas listados. E o que todas as pessoas têm em comum? Os hábitos! Podemos passar horas discutindo, estudando e lendo artigos sobre a melhor dieta, sobre alimentos bons e alimentos ruins, podemos até tentar “entrar em alguma dieta” que se encaixe no nosso life style, mas se os hábitos de vida num âmbito geral não mudarem, nada disso será 100% eficiente. Tratar a saúde exclusivamente com alimentos é tão eficaz quanto tratar uma gastrite com Omeprazol. Ou seja, são medidas mais paliativas, que podem funcionar no momento, mas, sem termos uma visão holística e integrada do nosso corpo, os problemas tornam a aparecer.
Um dos principais fatores que geram hábitos ruins é a falta de conexão entre o seu espírito, sua alma e o seu corpo físico. Quantas vezes você já comeu apenas por ansiedade? Não havia fome naquele momento, apenas a necessidadede mastigar. Quantas vezes você confundiu sede com fome? Quantas vezes você comeu algo sem a menor consciência, de forma automática? Ao longo dos anos, desaprendemos a escutar nosso corpo, desaprendemos a escutar todos os sinais que ele nos envia.
E como recuperar essa ligação corpo-espírito? Existe uma técnica dentro do mindfulness eating chamada Body Scan. Através de uma meditação específica, podemos reaprender a ler os sinais do nosso corpo físico e passar a entender quando temos fome, quando precisamos de água ou quando estamos comendo no modo automático por ansiedade.
A meditação é a seguinte: separe 30 minutos do seu dia (eu sempre sugiro pela manhã, já que nossa mente está muito mais limpa!) e escolha algum cantinho que você tenha silêncio absoluto. Deite-se em alguma superfície de forma confortável, de barriga para cima. Feche os olhos e comece a respirar profundamente (mas de forma natural!). Concentre-se na sua respiração e apenas nela. Esteja 100% presente, focando apenas no agora. A ideia dessa meditação é scanear cada partezinha do seu corpo. Então comece pelos dedos dos pés. Foque toda a sua atenção nos seus dedos, sinta o sangue circulando por todos eles, sinta o vento gelado os soprando, ou o sol lhes tocando de forma graciosa. Fique alguns poucos minutos nessa parte e depois passe para os pés. Repita o mesmo procedimento de percepção de toda e qualquer sensação e suba pelas canelas, panturrilhas, joelhos, coxas, bumbum, órgãos sexuais, intestino, estomago, rins, etc..
O objetivo é resgatar a conexão com cada parte do seu corpo, refazer esse laço perdido ao longo das nossas vidas. Quando você começa a praticar o Body Scan regularmente, você passa a lembrar da existência de cada órgão, de cada membro e volta a escutá-los. E, então, quando surge aquela vontade de mastigar, ou aquele desejo incontrolável de comer doce, você estará apto a parar, respirar, voltar-se para dentro e identificar que essa vontade não passa de um surto de ansiedade. Não há sinais no seu corpo de fome, de falta de nutrientes. Há apenas uma mente acelerada implorando por substâncias psicoativas para lhe acalmar (nesse caso, o açúcar). Nesses casos, também é bastante interessante refletir na situação. Identificar os gatilhos que causaram essa crise de ansiedade, o que aconteceu naquele momento e o porquê de você se sentir daquela forma. Quando você nomeia os motivos das crises, fica muito mais fácil de evitar que ele se repita!
Vale a pena experimentar! Faça o teste por, pelo menos 21 dias, e veja mudanças reais na sua qualidade de vida!
Com amor e carinho.
XX
Gabriela Lessi.





Comentários