APRENDA A ELIMINAR PRODUTOS DE BELEZA E COSMÉTICOS TÓXICOS
- Gabriela Lessi

- 29 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Como diz a medicina Ayurvédica: não coloque nada na sua pele que você não comeria.

Muito se engana quem pensa que a intoxicação do nosso organismo se dá apenas através da nossa alimentação. Tudo aquilo que colocamos na nossa pele e no nosso cabelo também acaba caindo na nossa corrente sanguínea e participando desse processo de envenenamento do nosso corpo.
Mas como eu sei que muita gente ainda tem dificuldade em achar informações reais, verdadeiras, sem interesse por trás da indústria de cosméticos, resolvi juntar tudo o que aprendi em pesquisas, leitura de artigos e conversas com especialistas em um único post.
Vamos aprender a ler rótulos?
Separei 10 ingredientes que você definitivamente não vai querer ter nos seus produtos:
Formaldeído (Formaldehyde)
Por que evitar? Fortemente conhecido como cancerígeno para seres humanos, esse preservativo também causa asma quando inalado, neurotoxidades e toxicidade no desenvolvimento de fetos.
Onde é encontrado? Principalmente na escova progressiva, mas também em outros produtos para cabelos e alguns esmaltes.
Outros nomes: DMDM hydantoin, diazolidinyl urea, imidazolidinyl urea, methenamine, 1,4 Dioxane and quarternium-15
Propileno Glicol (Propylene Glycol)
Por que evitar? Esse produto químico altera a nossa estrutura da pele, facilitando a penetração muito mais profunda de outros químicos, além de causar danos ao cérebro, ao sistema reprodutivo e nervoso.
Onde é encontrado? Em muitos cosméticos e alimentos.
Fragrância
Por que evitar? Fragrâncias sintéticas contém desreguladores de hormônios como ftalatos, provados cientificamente que aumentam o risco de câncer de mama e problemas reprodutivos, como antecipação da puberdade e feminização de bebês meninos.
Onde é encontrado? Fragrância é encontrada em basicamente todos os produtos. Cremes faciais, perfumes, sabonetes, hidratantes corporais, produtos de maquiagem etc.
Outros nomes: difícil dizer exato pois existem mais de 300 nomes para fragrância. Esteja sempre atento a qualquer rótulo que nomeie fragrância ou perfume,
Parabenos (Parabens)
Por que evitar? Esse preservativo bastante comum imita o hormônio estrogênio e está ligado ao câncer, imunotoxicidade, neurotoxicidade, toxicidade reprodutiva e irritações na pele. Também está ALTAMENTE relacionado aos casos de câncer de mama.
Onde é encontrado? Shampoos e outros produtos de banho, loções e maquiagens.
Outros nomes: parabeno/parabens, butylparaben, ethylparaben, methylparaben, propylparaben.
Alcatrão de Carvão (Coal Tar Dyes)
Por que evitar? Já proibidos em alimentos, o alcatrão de carvão é um mix de químicos derivados do petróleo e causam câncer e neurotoxicidade.
Onde é encontrado? Na maior parte de tintas para cabelo, batom e outros cosméticos.
Outros nomes: CI (seguido de um número com 5 dígitos).
Óleo Mineral (Mineral Oil)
Por que evitar? O óleo mineral é derivado da destilação do petróleo para produzir gasolina. É conhecido como cancerígeno humano e também causa problemas de pele.
Onde é encontrado? Em loções de bebês, cremes, pomadas de pele e cosméticos.
Outros nomes: Óleo mineral ou qualquer outra palavra que lembre petróleo.
Talco (Talc)
Por que evitar? Esse absorvente é extremamente tóxico e está ligado ao câncer. As partículas de talco que contém amianto são conhecidas por causarem tumores cancerígenos nos ovários e pulmões.
Onde é encontrado? Produtos em pó: sombra para pálpebras, pó compacto facial, talco para bebês etc.
Zircônio de Alumínio (Aluminum Zirconium)
Por que evitar? Usado como antitranspirante em desodorantes, o zircônio de alumínio é um metal pesado altamente relacionado aos casos de doença de Alzheimer e é encontrado nos tumores de câncer de mama. Além de ser uma toxina que desenvolve problemas respiratórios e neurológicos.
Onde é encontrado? Produtos antitranspirantes.
Outros nomes: qualquer nome que tenha a palavra alumínio.
Laureth de Sódio (Sodium Laureth)
Por que evitar? Um dos ingredientes mais perigosos encontrados nos produtos de pele e cosméticos, esse químico está ligado aos danos na pele e no olho e sobrecarga no fígado. Também é extremamente tóxico para o meio ambiente.
Onde é encontrado? Na maior parte dos produtos para pele e cosméticos. Você também pode encontrar em produtos de limpeza para casa e carro.
Outros nomes: Sodium Lauryl Sulfate.
BHA e BHT
Por que evitar? Considerado cancerígeno, esse preservativo químico interfere no desenvolvimento do sistema reprodutivo e nos níveis de hormônios da tireoide. Também causa despigmentação da pele, problemas no fígado e câncer de estômago.
Onde é encontrado? Maquiagens e loções hidratantes.
Outros nomes: Butylated Hydroxyanisole, Butylated Hydroxytoluen
Chegou o grande momento de finalmente enxergarmos nosso corpo de forma holística e vigiarmos absolutamente tudo o que colocamos pra dentro ou por fora dele. Eu sei que parece assustador a quantidade de ingredientes altamente tóxicos e cancerígenos que você vai encontrar na maioria dos produtos que você já tem em casa. Mas, graças a nossa expansão de consciência, já temos diversas marcas produzindo cosméticos limpos.
A quem se interessar, no meu Instagram você encontra o "do it yourself" nos destaques, que ensina a fazer alguns produtos caseiros.
Com amor e carinho,
Gabi Lessi.





Comentários