top of page

AFIRMAÇÕES POSITIVAS: COMO SE LIVRAR DE CRENÇAS LIMITANTES

  • Foto do escritor: Gabriela Lessi
    Gabriela Lessi
  • 5 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Quando nascemos, somos seres considerados "puros". Viemos ao mundo de mente limpa, sem julgamentos, sem certo ou errado. Mas ao longo da nossa vida (principalmente na nossa infância), nos são colocados inúmeros ensinamentos - ou imposições. Nos ensinam o que é certo ou errado, o que é feio ou bonito, como devemos nos portar, como devemos falar, como devemos agir, o que devemos fazer, como devemos fazer, quem devemos amar, quem devemos odiar, quem devemos obedecer, o que precisamos para ser feliz, o que é fútil e o que é útil. Poderia ficar o dia inteiro listando tudo o que nos é enfiado goela abaixo desde o dia 1 de vida.

ree
Foto: Marcia Medeiros (@projeto_dia_de_diva)

Todas essas doutrinas que nos são impostas geram diversas crenças limitantes. Isto é, criamos pensamentos e interpretações que tomamos como verdadeiros mas que, no fundo, são falsos e acabam por criar limitações para sermos felizes (ou apenas para sermos nós mesmos).


Para entender melhor, separei alguns exemplos de crenças limitantes que estão presentes no nosso dia a dia.


"Deus ajuda quem cedo madruga" (ou seja, precisamos sofrer para conseguirmos atingir nossos objetivos - só merecemos algo quando há sofrimento); "só é possível ganhar muito dinheiro fazendo coisas erradas/não sendo honesto"; "sou muito velho para isso"; "não posso/não consigo/não sou capaz"; "se você não consegue tirar boas notas na matéria X, você é fracassado"; "se suas notas na escola não são altas, você não vai ser fracassado"; "se você não cursar ensino superior, não vai conseguir nada na vida"; "se o seu corpo não for assim, você nunca terá um relacionamento, ninguém vai te querer"; "Você precisa ter filhos. Se não quiser tê-los, nunca conhecerá o amor verdadeiro"; "ame aos outros acima de tudo, e não a si mesmo. É egoísmo"; "você deve conquistar tudo sozinho, com próprio suor. Quando recebe ajuda é porque é um fracassado, não foi capaz de fazer por si só"; e por aí vai. Todas essas crenças nos levam a ter infinitos pensamentos autodepreciativos. Estamos a todo tempo julgando a nós mesmos e, consequentemente, aos outros também.


Mas, pela graça divina, existe uma ferramenta excelente que nos auxilia a mudar esses pensamentos negativos engessados: as afirmações positivas. Elas servem para implantarmos novas visões sobre a vida e sobre o nosso verdadeiro eu (eu superior ou higher self).


ree
Foto: Marcia Medeiros (@projeto_dia_de_diva)

O nosso cérebro é uma máquina incrível que consegue assimilar qualquer informação quando repetida diversas vezes. Se você repetir para si mesmo o quão fracassado você é, o quão pobre você é ou o quão fraco você é, é isso que você vai ser. Mas, se passar a se autoafirmar como uma pessoa de sucesso, uma pessoa abundante, uma pessoa rica, você finalmente conseguirá se libertar e ser aquilo que sempre sonhou! O objetivo é alinhar as suas afirmações com o que você deseja realizar, com quem você deseja ser.


Separei algumas afirmações para você começar a sua prática diária. Mas, conforme for se adaptando, crie as suas próprias afirmações e chegue exatamente aonde você quer chegar!

  • Eu estou em paz neste corpo e minha vida é completa em todos os sentidos.

  • Eu tenho absolutamente tudo o que eu preciso neste momento. O resto dos meus desejos, eu manifesto na minha realidade através de palavras e pensamentos.

  • Eu me recordo, a todo momento, que tudo vai acontecer exatamente quando e como tiver que acontecer. E eu estou em paz com esse processo.

  • Eu sou rica. Rica de amor. Rica de saúde. Rica de gentileza.

  • Eu mereço e aceito tudo de bom que está por vir. Estou pronta para receber todas as bênçãos do Universo.

  • Tenho plena confiança na força universal e no seu constante trabalho para me trazer absolutamente tudo o que eu preciso. Na hora certa.

  • Hoje, minha auto estima está mais alta do que nunca porque eu honro e aceito quem eu sou, como um ser único.

  • Eu sou abundante em todas as áreas da minha vida! Minha saúde, minha fortuna e minha felicidade estão transbordando.

  • Hoje, eu estou conectada com todas as pessoas a minha volta. Entendo, compreendo e aceito que eu nunca estou sozinho. Nós somos todos uma família cósmica, viemos da mesma fonte e a Terra é a nossa casa.

  • Eu atraio apenas relacionamentos positivos, saudáveis e significativos para minha vida.

  • Eu sou grata por toda beleza e magnificência que me cerca constantemente, mesmo quando eu não consigo enxergá-la.

  • Hoje, eu agraço genuinamente todos os meus guias e anjos que estão sempre ao meu lado, soprando no meu ouvido em forma de intuição o caminho que devo seguir para alcançar a plenitude.

  • Hoje, eu deixo ir toda a negatividade e todos os traumas da minha vida.

  • Me perdoa. Sinto muito. Eu te amo. Sou grato.

Se você se identificou com a maior parte dos exemplos que dei sobre crenças limitantes (o que provavelmente será a maioria, senão todos vocês), sugiro também procurar terapias alternativas. As que mais me ajudam nesse processo é o thetahealing (@savanahealer) e o ho'oponopono (@camila.energycoach).


Com amor e gratidão.


XX


Gabi Lessi.






Comentários


bottom of page