top of page

JUICE, JUICE, BABY! MANUAL DE SUCOS FUNCIONAIS + 5 RECEITAS

  • Foto do escritor: Gabriela Lessi
    Gabriela Lessi
  • 11 de out. de 2018
  • 4 min de leitura

Que eu sou a louca dos sucos, você já deve saber! Pelo menos se você chegou até aqui através do meu Instagram, deve ter notado a quantidade de posts e stories sobre meus sucos funcionais.

ree
Foto: Marcia Medeiros (@projeto_dia_de_diva)

Minha história com os sucos começou em 2014, quando me mudei para a Califórnia e consegui meu primeiro trabalho em um Juice Bar. Pra quem não sabe, juice bar é um bar de sucos e smoothies super popular e comum nos Estados Unidos (você encontra um a cada esquina). Mas veja bem, não se trata apenas de sucos comuns, com frutas e água, como os que encontramos em padarias por aqui. Os juices comercializados nessas casas são saúde dentro de copos/garrafas. As receitas são sempre hiper funcionais, a base de vegetais e superalimentos (alimentos com uma densidade nutritiva muito alta. Ex: matchá, spirulina, camu camu, maca peruana, chia, cúrcuma, linhaça etc.).


Desde que comecei neste emprego, passei a incorporar os sucos na minha rotina e não consigo ficar um dia sequer sem tomar pelo menos 500 mls de suco verde pela manhã, em jejum. (leia até o fim! Não se trata do suco de abacaxi batido com uma folha de couve!!). E já se foram 4 anos assim...


OBJETIVO DO SUCO


A ideia principal dos sucos funcionais é consumir uma alta quantidade de nutrientes e a menor quantidade de açúcar possível. Durante o sono, nosso corpo trabalha para eliminar todas as toxinas consumidas ao longo do dia, e esse processo acidifica nosso sangue e, consequentemente, nosso organismo. Notamos o alto nível de acidez pelo forte odor e coloração mais escura do nosso xixi pela manhã. E o que podemos fazer para auxiliar o corpo nesse processo? Consumir alimentos alcalinizantes. Um exemplo bastante popular é tomar um limão espremido com água morna em jejum, prática fundamentada na medicina Ayurvédica. Apesar do limão ser ácido, ele passa por uma reação na digestão que o torna agente alcalinizante.

ree
Foto: Marcia Medeiros (@projeto_dia_de_diva)

Além da técnica do limão, é importante focarmos na primeira refeição do dia. Alimentos como leite e pães só intensificam a acidez do sangue (pelo alto nível de açúcares/carboidratos simples e elementos inflamatórios como a lactose e a caseína) . Então, o que comer no café da manhã? JUICE, JUICE, BABY! A água proveniente dos vegetais são super hiper mega alcalinas. Preparar um suco com bastante vegetais (especialmente as folhas verdes escuras como rúcula, agrião, couve, espinafre, folha de beterraba, folha de rabanete, folha de brócolis etc.) e com pouca quantidade de frutas (que contêm frutose - açúcar - que também acidifica o corpo) é o ideal. Minha fruta preferida para os sucos em jejum é a maçã verde (menos açúcar).


SUCO COM POLPA OU SEM POLPA?


Outro ponto bastante importante e que divide opiniões é a polpa. Muitas pessoas acreditam que os sucos devem ser batidos no liquidificador e consumidos com polpa por conta das fibras. As fibras são ótimas para o funcionamento do intestino? São sim. Mas isso não significa que precisamos consumi-las em todas as refeições.


ree

Tá vendo essa foto? Isso tudo eu consumi em um único suco (rendeu aproximadamente 650 ml). Você acha que se eu tivesse batido tudo isso no liquidificador e fosse tomar com a polpa, meu estômago aguentaria essa quantidade de fibras? Com certeza não, as fibras nos deixam saciado muito mais rápido. Um dos motivos pelo qual eu defendo o suco sem polpa é para conseguir consumir uma quantidade muito maior de ingredientes (consequentemente nutrientes) em uma única refeição.


O segundo motivo é a própria digestão. Quando consumimos qualquer alimento com fibra, sua digestão acaba sendo mais lenta. E, como falamos lá em cima da importância de alcalinizarmos o organismo, queremos que esse suco passe por todo trato digestivo o mais rápido possível, chegando logo ao intestino, limpando, desintoxicando e absorvendo os nutrientes de forma eficiente.


Existem duas formas de fazer suco sem polpa. A primeira é usando uma centrífuga. O aparelho separa a polpa do líquido. Essa é a forma como eu gosto de preparar meus sucos porque não preciso adicionar nada de água. A segunda técnica é bater no liquidificador (usando a menor quantidade possível de água - apenas para conseguir liquidificar) e depois coar. Eu aconselho a coar em um pano ou em um saco de voal (daqueles que usamos para fazer leite de vegetal), assim conseguiremos extrair uma maior quantidade de líquido.


Conclusão: deixemos as fibras para o almoço, lanche da tarde ou janta, por exemplo! Que tal você adicionar bastante salada crua e vegetais às suas refeições? ;)


ree

RECEITAS


Agora que já entendemos a importância dos sucos e como prepará-los, vamos a algumas receitas!


SUCO VERDE 1

1 maçã verde

1 limão taiti espremido

1/2 pepino

3 folhas de couve (com o talo)

1 punhado de espinafre

1/2 abobrinha crua

3 cm de gengibre

1/3 colher de sopa de Spirulina (superfood)


SUCO VERDE 2

1 maçã verde

1 limão taiti espremido

1 punhado de espinafre

3 talos de erva-doce

1 mão cheia de folhas de hortelã

1 punhado de coentro

1 colher de sobremesa de Matchá (consulte o seu médico! Matchá contém cafeína e não são todas as pessoas que são aptas ao consumo do mesmo)


SUCO VERDE 3

1 maçã verde

1 limão taiti espremido

3 talos de salsão

1 punhado agrião

3 folhas de couve (com talo)

3 cm de gengibre

3 folhas de almeirão (ótimo para quem tem problemas estomacais!!)

1/3 colher de sopa de Chlorella


SUCO VERMELHO

1 maçã verde

1 beterraba média

1 limão taiti espremido

1 punhado de folhas de manjericão


SUCO LARANJA

1/6 abacaxi

3 cenouras

4 cm de cúrcuma in natura (pode ser em pó também... 1 colher de chá)

3 cm de gengibre

1 limão taiti espremido

1/2 pepino


Sejam criativos!! Usem e abusem dos ingredientes, façam combinações inusitadas, coloquem tudo o que tiver na geladeira de vocês e que está prestes a estragar (e aí já evitamos o desperdício também).


Ah, vale reforçar que o "suco detox" prometido como agente emagrecedor e milagroso NÃO EXISTE. O suco é apenas um complemento em um estilo de vida saudável e auxilia no consumo de nutrientes. É de suma importância manter uma alimentação equilibrada, a base de vegetais, sem alimentos processados, industrializados e de origem animal.


Bom apetite!


XX,

Gabi Lessi.















Comentários


bottom of page